Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir    Mande a um amigo Enviar
:. NEWS

25/5/2012 - Itália - O Cardeal Bertone dedica a Igreja de São Tarcísio, um ponto de referência para os coroinhas e para os que querem seguir Jesus
Fotos do artigo -ITÁLIA – O CARDEAL BERTONE DEDICA A IGREJA DE SÃO TARCÍSIO, UM PONTO DE REFERÊNCIA PARA OS COROINHAS E PARA OS QUE QUEREM SEGUIR JESUS

(ANS – Roma) – Ontem, 24 de maio, pelo fim da tarde, o Cardeal Tarcísio Bertone SDB, Secretário de Estado de Sua Santidade, dedicou, em nome do Santo Padre Bento XVI, a nova Igreja no território das Catacumbas de São Calisto, dedicada a São Tarcísio, mártir da Eucaristia. O Cardeal Bertone fez votos por um testemunho de Fé mais autêntico e por uma Igreja que saiba retornar ao entusiasmo e à fé das origens.

Da Solenidade tomaram parte numerosas Autoridades civis e eclesiásticas. Em nome do Reitor-Mor esteve o P. Francesco Cereda SDB, Conselheiro Geral para a Formação, e o Sr. Jean Paul Muller SDB, Ecônomo Geral.

O Cardeal Tarcísio Bertone, ao exordiar a homilia, recordou a concomitância com a festa de Maria Auxiliadora, «mãe e educadora da santidade de Dom Bosco e, seguindo-lhe os passos,  educadora da santidade de tantos membros da Família Salesiana”. E após aludir à construção da Basílica do Sagrado Coração, em Roma, acrescentou: “Estou certo de que Dom Bosco diria hoje, na Dedicação desta igreja, a mesma coisa: «Maria restaurou sua casa»”.

Evocando depois a figura do Jovem santo mártir, disse: “Vivemos hoje uma fé bastante cômoda, uma fé sem sangue a derramar, como, ao invés, nos recordam o lugar onde estamos e o mártir são Tarcísio. Entretanto a perseguição à Fé já não aparece como apenas uma eventualidade longínqua: poderiam retornar os tempos em que crer comportará arriscar a própria vida. Pergunta-se: se retornasse a perseguição, quem de nós estaria pronto a derramar o seu sangue por Cristo?”.

Depois de comentar as leituras da Liturgia, precisou: “É claro que o empenho por rejuvenescer a Igreja não se identifica simplesmente com o de restaurar a Casa de Deus, mas, sim, quer dizer, mais em profundidade, que volte a Igreja às suas origens, de modo que viva da força da Páscoa e do poder do Pentecostes; e realize a verdade de Cristo e a liberdade do Espírito; uma Igreja que realmente creia, que não se deixe encantar nunca pelas ideologias. Antes, se nutra sempre mais amplamente do Acontecimento Salvífico, compreendido e assimilado em sua integralidade”.

O Secretário de Estado disse mais: “A visita à Igreja e à Estátua de São Tarcísio, aqui colocada por vontade do Santo Padre, tornar-se-ão ponto de referência para os coroinhas (ou acólitos ou ministrantes) de todo o mundo; e também para aqueles que desejam seguir Jesus Cristo mais de perto na vida sacerdotal, religiosa, missionária”.

A nova igreja teve um patrocinador de exceção: em 2008 foi o Reitor-Mor, P. Pascual Chávez, a pedir expressamente ao P. Maurizio Verlezza, na época neodiretor da comunidade de São Tarcísio, uma nova estrutura, em que zelar pelo crescimento espiritual das novas gerações de salesianos. E no dia 4 de agosto de 2010, por ocasião da audiência geral concedida a 54 000 coroinhas e acólitos vindos a Roma de todo o mundo para a Peregrinação Internacional dos ‘Ministrantes’, foi exatamente o Santo Padre Bento XVI a desejar que as Catacumbas de São Calisto, enquanto lugar do martírio de São Tarcísio, se tornem um ponto de referência espiritual para os jovens e os religiosos em formação.

As catacumbas de São Calisto são, faz séculos, meta de peregrinação e contam, todos os anos, com a presença de 500 000 peregrinos, provenientes de todas as partes do mundo. No lugar se alevantam três comunidades salesianas: a do pós-noviciado de são Tarcísio, do São Calisto e do Bv. P. Filipe Rinaldi.

Depois da inauguração, presenciou-se uma exibição da Banda da «Arma dei Carabinieri», ao que se seguiu um lanche para todos os numerosos convidados.

Publicado em 25/05/2012

comunica ANS news


As últimas News
24/5/2013 - RMG – 24 de maio: oração pela China e pela Fé
24/5/2013 - Rep. Dem. do Congo – Goma: ontem, hoje e… amanhã?
24/5/2013 - Paquistão – A realidade salesiana no País
24/5/2013 - México – Ir. Antonieta Böhm a caminho dos altares
23/5/2013 - Itália – Festa de Maria Auxiliadora ao vivo de Valdocco


News da última semana
News do último mês