Imprimir esta página Imprimir    Mande a um amigo Enviar
:. NEWS

23/11/2007 - Guatemala – Os jovens qeqchies fesejam Zeferino Namuncurá
Fotos do artigo -GUATEMALA – OS JOVENS QEQCHIES FESEJAM ZEFERINO NAMUNCURÁ
(ANS – Tanchí) – No dia 11 de novembro, dia em que em Chimpay, na Argentina, Zeferino Namuncurá era beatificado, cerca de 1000 jovens “queqchies”, grupo étnico da Guatemala, participaram de um dia de festa em sua honra.
A celebração aconteceu em Tanchí, comunidade rural pertencente à grande paróquia de São Pedro Carchá, confiada aos salesianos.

Os jovens, engajados nas próprias comunidades de origem como catequistas dascrianças das escolas dominicais, prestaram homenagem ao novo bem-aventurado, elegendo-o como seu patrono e invocando-o como “Qech qik`elil, qech aj ral ch`ooch`il, qech qilob`aalil”  (um do nosso sangue, da nossa terra, da nossa raça).

Muito significativa foi a entronização do quadro de Zeferino na igreja, devidamente enfeitado pelos dos jovens, trajados com suas vestes tradicionais, com flautas e tambores. O bem-aventurado mapuche foi recebido pelos presentes com aplausos, toque de sinos, fogos de artifício e cantos.

Ao final da solene eucaristia, o fiéis, em grupos ou por famílias, desfilaram diante do quadro de Zeferino para prestar-lhe homenagem e pedir-lhe a intercessão. Nos próximos meses, o mesmo quadro será levado em peregrinação pelas vilas vizinhas.

As Irmãs da Ressurreição, congregação religiosa pertencente à Família Salesiana, apresentaram a figura do novo bem-aventurado nas transmissões pelo rádio da região, a fim de que nenhum  “q`eqchi” deixe de conhecer a maravilha que Deus operou em seu filho da terra «jun qech aj ral ch`ooch`il»” (um da nossa mesma etnia).

Publicado em 23/11/2007