Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir    Mande a um amigo Enviar
:. NEWS

17/8/2011 - Italia - Começado o caminho de preparação para o bicentenário de Dom Bosco
Fotos do artigo -ITALIA – COMEÇADO O CAMINHO DE PREPARAÇÃO PARA O BICENTENÁRIO DE DOM BOSCO

(ANS – Colle Don Bosco) – Uma jornada esplêndida sob o estandarte da paternidade e da fraternidade, aquela vivida ontem, 16 de agosto, no Colle Don Bosco, que marcou o início da caminhada de preparação para o bicentenário de D. Bosco (1815-2015).

O Reitor Mor, pe. Pascual Chávez, chegou nas primeiras horas da manhã ao Colle Don Bosco. Depois de ter saudado os salesianos da comunidade, respondeu a algumas perguntas às reportagens locais, depois, deu início à celebração eucarística.

Um oração silenciosa diante da relíquia de Dom Bosco guardada na cripta da basílica, no lugar onde estava a casa na qual em 16 de agosto de 1815, nasceu João Melquior Bosco: a “Cascina Biglione”.

Depois, enquanto os sinos tocavam festivos, a procissão litúrgica se deslocou em direção da Basílica superior. O cortejo litúrgico era aberto pelos pais dos salesianos, membros da Associação “Mamãe Margarida”. Entre os cerca de 100 concelebrantes, pe. Stefano Martoglio, Inspetor da Circunscrição do Piemonte e Valle d’Aosta; pe. Agostinho Sosio, Inspetor da Itália Lombardo Emiliana; pe. Eugênio Riva, Inspetor da Itália Nordeste; e pe. Alberto Lorenzelli, superior da  Circunscrição especial da Itália Central.

Variada a presença dos salesianos por origem geográfica –   eslovenos,indianos, poloneses, chilenos, espanhóis – um reflexo da difusão mundial da visão e do empenho de Dom Bosco. Entre os concelebrantes, também alguns párocos das cidades vizinhas.

Várias centenas, os de fiéis presentes, membros também da Família Salesiana, autoridades civis, jovens lituanos e eslovenos e peregrinos.

A celebração foi introduzida com uma intervenção de pe. Egídio Deiana que recordou o contexto histórico que caracterizou o nascimento de Dom Bosco.

O Reitor Mor recordou que a caminhada de preparação para o bicentenário “será um tempo de graça, no qual somos chamados a uma profunda conversão pessoal e a uma qualificada renovação pastoral, justamente para garantir a continuidade da realização do ‘sonho de Dom Bosco’, que é  ‘o sonho de Deus”’. Não uma viagem nostálgica ao passado, precisou o IX sucessor de Dom Bosco, mas um caminho empenhado em direção ao futuro, de tal modo que chegue ao 2015 com um efetivo “retorno a Dom Bosco”. “Considero providencial que esta data aconteça entre a Solenidade da Assunção de Maria ao Céu e a Jornada mundial da Juventude, que verá centenas de milhares de jovens de todo o mundo”.

No fim da homilia, os salesianos presentes renovaram a sua profissão religiosa e, depois dos ritos da comunhão, os pais dos salesianos consagraram  a Maria a vocação  de seus filhos.

Depois da missa, o Reitor Mor, o seu vigário, pe. Adriano Bregolin, e os Inspetores presentes, fizeram uma breve parada  na casa onde Dom Bosco efetivamente viveu sua infância.

Enquanto no início da tarde, pe. Chávez se despedia para ir a Madri, para a Jornada Mundial da Juventude, no Colle Dom Bosco as celebrações continuaram com a bênção das crianças animada pelo Reitor da Basílica, pe. Sérgio Pellini, e um espetáculo de mágica.

Publicado em 17/08/2011.

comunica ANS news


As últimas News
24/5/2013 - RMG – 24 de maio: oração pela China e pela Fé
24/5/2013 - Rep. Dem. do Congo – Goma: ontem, hoje e… amanhã?
24/5/2013 - Paquistão – A realidade salesiana no País
24/5/2013 - México – Ir. Antonieta Böhm a caminho dos altares
23/5/2013 - Itália – Festa de Maria Auxiliadora ao vivo de Valdocco


News da última semana
News do último mês