Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir    Mande a um amigo Enviar
:. NEWS

31/10/2011 - Costa Rica - Alunos do CEDES Dom Bosco na ExpoEngenharia 2011
Fotos do artigo -COSTA RICA – ALUNOS DO CEDES DOM BOSCO NA EXPOENGENHARIA 2011

(ANS – San José) – Quinta-feira, 20 de outubro, Angie Marín, Maylin Valverde e Melina Jiménez, alunas do último ano com orientação para a Informática, do Instituto Técnico CEDES Dom Bosco, de San José, classificaram-se em 1º lugar na ExpoEngenharia 2011.

As jovens apresentaram um sistema informático que permitirá automatizar de tal forma os processos de transferência dos pacientes nos hospitais que o pessoal para-médico o poderá utilizar para mandar informações através de celular e otimizar o atendimento aos pacientes. O projeto, chamado SOS, foi considerado o melhor dos 56 projetos participantes, que envolveram 138 alunos de diferentes escolas do país.

O projeto poderá ser muito útil no setor sanitário, porque fará com que quando um paciente chegar a um hospital transferido de outro, os médicos já estarão a par dos seus dados sanitários (pressão arterial, distúrbios, frequência cardíaca, grupo sanguíneo). Atualmente esse trabalho se faz manualmente e os enfermeiros e maqueiros apresentam as informações dos pacientes em fichas de papel e só depois os dados são confirmados pelos médicos. Com o SOS ao invés os médicos poderão agir mais rapidamente.

Outra vitória coube ao jovem José Miguel González, do VI ano do Instituto Técnico Dom Bosco, que obteve o primeiro lugar na categoria de Eletrônica, com uma impressora braile, que utiliza esferas de papel leve para criar o relevo necessário à leitura naquela língua.

“Imprimir sobre folhas tradicionais em braile é muito custoso e as folhas só se usam uma vez. Esta impressora ao invés funciona com modelos reutilizáveis: as pessoas perfuram com as próprias mãos os pontos onde vão as letras. Uma vez na impressora, as bolinhas de papel leve preenchem os lóculos, e poder-se-á ler em alto relevo” – explica o jovem.

A excelência acadêmica manifestou-se também com Ana Victoria Solís e Karen Zúñiga, sempre do Instituto Técnico Dom Bosco, que venceram na categoria de engenharia elétrica e eletrônica, com o seu “Techno Mouse Tool”, um dispositivo que se posiciona na testa das pessoas e lhes permite manobrar o mouse do computador.

Todos esses projetos participarão da competição da Feira Internacional de Ciência e Tecnologia “Intel ISEF”, junto com os já vencedores na Feira Nacional de Ciência e da Tecnologia.

Publicado em 31/10/2011

comunica ANS news


As últimas News
22/5/2013 - Itália – Láurea ‘Honoris Causa’ ao P. Luigi Melesi, Padre da misericórdia e do diálogo
22/5/2013 - Espanha – Curso ‘Pegue as rédeas’ das Plataformas Sociais
22/5/2013 - México – Dom Gallardo: Há menos violência, mas faltam ainda programas sociais
22/5/2013 - Rep. Dem. do Congo – Que acontece em Goma?
21/5/2013 - Haiti – 3ª Edição de “Bosco-Cultura”


News da última semana
News do último mês