Imprimir esta página Imprimir    Mande a um amigo Enviar
:. NEWS

5/2/2010 - México – Proclamação juvenil 2010: jovens com Cristo por Los Mochis
Fotos do artigo -MÉXICO – PROCLAMAÇÃO JUVENIL 2010: JOVENS COM CRISTO POR LOS MOCHIS
Documenti Correlati

(ANS – Los Mochis) – “Começo por mim e proponho-o a todos” foi o lema que animou os perto de 300 jovens católicos participantes da “Proclamação juvenil 2010: Jovens com Cristo por Los Mochis” – manifestação pacífica realizada no dia 30 de janeiro último, em Los Mochis, Sinaloa.

O evento foi promovido e organizado pelos Salesianos e pelo «Movimento Juvenil Salesiano» (MJS), em coordenação com a Pastoral juvenil, os sacerdotes e os grupos juvenis das Paróquias da cidade.

A manifestação teve a finalidade “chamar os jovens das paróquias a proclamarem publicamente o ponto de vista católico, juvenil e salesiano, em favor de uma cultura que promova os valores humanos e cristãos”. E permitiu aos jovens salesianos partilhar a própria espiritualidade com outros grupos juvenis, além de tornar público o seu empenho por viver a fé através do seguimento de Jesus Cristo.

A data da manifestação coincidiu com a celebração litúrgica de Dom Bosco e a marcha, iniciada de tarde com um momento de oração, encerrou a Novena dedicada ao Santo dos Jovens.

O desfile dos jovens católicos de Los Mochis, aberta por uma imagem de Dom Bosco, foi uma declaração clara, decidida e entusiástica a respeito de cinco temas: vida, paz, família, alegria e os valores da solidariedade, do respeito, da justiça e da verdade.

O dia se encerrou com uma mensagem aos jovens, dirigida pelo P. René Castro, Pároco do Santuário de Guadalupe – paróquia de pertença do ‘Oratório Dom Bosco’ – e pelos organizadores da manifestação católica, entre os quais o P. Carlos Montoya, Diretor da Obra salesiana, e o P. Alejandro González, Coordenador do Oratório.

O evento, coordenado pelos Jovens da obra salesiana, favoreceu a união entre os Jovens da maioria das Paróquias da cidade, num momento de especial tensão pelos diversos homicídios perpetrados nos últimos dias. Iniciativa semelhante a essa fora realizada domingo passado, por uma organização civil, dirigida a todo o povo.

A marcha organizada pelo MJS foi significativa, porque marcadamente juvenil e católica. O evento despertou ampla ressonância na mídia local.

Publicado em 05/02/2010