RMG – VI Assembleia Geral dos Voluntários Com Dom Bosco

04 janeiro 2018

(ANS - Roma) - A VI Assembleia Geral reúne em Roma, provenientes de diferentes regiões do mundo, os representantes dos ‘Voluntários Com Dom Bosco’ (sigla oficial CDB) para refletir acerca do tema «‘Como pedras vivas’ (1Pd 2,5) para crescer na comunhão».

Sabiamente introduzidos pelas reflexões do P. Pascual Chávez e pelo Presidente do Instituto Secular ‘Cristo Rei’, 17 CDBs e seis Assistentes Eclesiásticos debateram o tema da comunhão e da vida fraterna segundo as características próprias de um Instituto Secular, em que os membros “não levam uma vida em comum, mas vivem em comunhão de vida”.

Da Assembleia participou o Delegado do Reitor-Mor para a Família Salesiana (FS), P. Eusebio Muñoz: sua qualificada contribuição reforçou o sentido de pertença à FS, na qual os CDB fazem parte como Grupo oficialmente reconhecido. Gratas e apreciadas foram as visitas do Vigário do Reitor-Mor, P. Francesco Cereda; do Conselheiro Regional SDB para a Ásia Leste-Oceânia, P. Vaclav Klement; e do Postulador geral para as Causas dos Santos, P. Pierluigi Cameroni. Variadas também as mensagens chegadas de Superiores/Coordendores de Grupos da FS.

Os membros convocados – representando todo o Instituto – foram além disso chamados a aprovar algumas mudanças nas Constituições e nos Regulamentos, como também a proceder à eleição do Responsável Mundial e do Conselho Central, que irão guiar o Instituto no próximo quadriênio com funções de “animação e governo”. O novo Responsável Mundial é Gaetano C., Professor italiano, de 42 anos, que será coadjuvado por um Vice-Responsável, venezuelano; por um Conselheiro, mexicano, para a Formação; e por um Conselheiro, italiano, para a Comunicação. A composição do Conselho será completada no momento em que o Responsável Mundial nomear o Administrador Central e o Secretário Central.

A assembleia foi também ocasião para informar acerca da atual fase da causa de beatificação do coirmão dos CDB, Nino Baglieri, falecido com “fama de santidade” em 2007.

Amanhã, sexta-feira, 5 de janeiro, o Reitor-Mor dos Salesianos, P. Ángel Fernández Artime, presidirá a Celebração Eucarística conclusiva da Assembleia, durante a qual um CDB, do Brasil, fará a Profissão Perpétua e um jovem CDB, italiano, renovará a Profissão temporária.

São os CDB – Voluntários Com Dom Bosco – uma Associação Pública de Fiéis Leigos, que visa tornar-se um Instituto Secular. Atualmente são 92 seus membros, já presentes em 27 nações (sete na África, treze na África, duas na Ásia, cinco na Europa), que prestam sua específica contribuição de consagrados seculares, no estilo salesiano.

Para ulteriores informações, pode-se visitar o novo sítio da Associação, no endereço www.volontaricdb.org