Índia – Reforço das capacitações dos Dirigentes dos PDOs e Assembleia Geral Anual de BOSCONET

28 novembro 2022

(ANS – Trichy) – Todas as vezes, a Assembleia Geral Anual de “BOSCONET” – rede que coordena a mobilização de recursos para os Salesianos da Ásia Sul – é precedida por um programa de formação às habilitações para os membros do Pessoal adido às várias instituições da rede. Este ano o curso de formação se fez nos dias 14 e 15 de novembro de 2022, no “Don Bosco Media Centre”, de Manikandam, Trichy, e desenvolveu o tema “Leading, Engaging, and Accelerating Development – LEAD” (Guiar, Envolver e Acelerar o Desenvolvimento – LEAD, em inglês).

“A capacidade de liderança na área das organizações ’no-profit'” foi o eixo-guia das reflexões do primeiro dia, desenvolvido por S. Santiago, Consultor para o Desenvolvimento, e por John Britto Parisutham, Fundador de “JOBA/Global Giving Group”.

Em 15 de novembro de 2022, na sessão matutina, o Dr. Murugesan, Professor e Consultor, do Instituto Governativo de Direito de Trichy, ilustrou aos presentes as várias leis sobre o trabalho e as normas importantes a serem respeitadas.

A sessão pós-meridiana foi dedicada à descoberta das recentes disposições em matéria de contribuições do exterior; às tecnologias da informação; e a outras questões correlatas, graças a contribuição de M. Kandasami, Comerciário; e aos estândar de qualidade esperados dos Benfeitores, com a exposição de Reinhard Heiser, da Ong austríaca JEW.

Por fim, Sumit Bhatia e Neeraj Chandan, de “Macquarie Group”, com sede em Gurgaon, forneceram sugestões técnicas sobre a gestão do patrimônio.

No terceiro dia, em 16 de novembro de 2022, decorreu a Assembleia Geral anual de BOSCONET.

Depois de uma prece e feita a introdução, Louis Manohar, Coordenador Nacional de BOSCONET, fez a leitura das Atas e do estado das tarefas precedentemente atribuídas.

O P. George, Vice-Diretor de BOSCONET, ilustrou o Relatório Anual 2021-22. Os Dirigentes dos Escritórios Inspetoriais de Planejamento e Desenvolvimento (PDO, em inglês), apresentaram em seguida as relativas melhores práticas, os modelos de sucesso, os resultados obtidos.

Pelo meio da manhã, também interveio on-line o Sr. John Paul Muller, Ecônomo Geral da Congregação Salesiana, sobre a importância do trabalho em rede e o reforço das habilitações como-processo-continuado.

A sessão on-line prosseguiu com Silvia Cromm, Responsável por Projetos de “Don Bosco Mondo”, com sede em Bonn, acerca de vários aspectos relevantes e sobre os desafios do trabalho em rede e da formação das capacidades do Pessoal. O Sr. Manohar depois apresentou o Plano Anual de BOSCONET para o ano financeiro 2023-24.

A seguir ainda, os membros estiveram envolvidos – por parte do P. Santhanam Ubagaram, Diretor de BOSCONET – em diálogos, debates e sugestões sobre o Plano Anual, sobre as iniciativas propostas para a formação do pessoal e sobre vários problemas relativos aos encontros da rede, assim como sobre os requisitos para os projetos e os relatórios.