Sudão do Sul - O dispensário Dom Bosco de Gumbo recebe apoio da Fundação Ordesa

23 novembro 2023

(ANS - Gumbo) - O Dispensário de cuidados de saúde primários Dom Bosco, de Gumbo, próximo a Juba, capital do Sudão do Sul, é um dos projetos considerados dignos de ser contemplados pela ‘Fundação Ordesa’. Graças ao apoio da Organização espanhola, os Salesianos poderão melhorar os equipamentos e o material à disposição dos médicos para tratar as pessoas deslocadas pela violência no país, especialmente mulheres e crianças.

Hoje, 23 de novembro de 2023, o P. Luis Manuel Moral, responsável por ‘Misiones Salesianas’ - Procuradoria Missionária Salesiana - com sede em Madri, recebe uma das "Bolsas Ordesa 2023", durante uma cerimônia realizada na Real Academia de Farmácia da Catalunha, em Barcelona. Este ano, a Fundação Ordesa quis apoiar o trabalho que os Salesianos estão fazendo em Gumbo para que as pessoas deslocadas pela guerra possam contar com uma assistência sanitária de qualidade.

O Dispensário de cuidados de saúde primários Don Bosco, de Gumbo presta assistência diária a cerca de 100-200 pessoas, principalmente mulheres e crianças. Ele não apenas cuida das pessoas deslocadas no campo de deslocados internos (IDP, em inglês) localizado na missão salesiana de Gumbo mas também age com dispensários móveis nas regiões de Shirikat, Mesitu, Mori, Rajf, Kadoro, Gudele, Yuba2, Muni e Konyokonyo.

Com a colaboração da Fundação Ordesa, os salesianos poderão melhorar a qualidade da assistência médica, com especial atenção às pessoas com difícil acesso aos serviços médicos, e dispor de equipamentos e materiais necessários para o diagnóstico, tratamento e recuperação dos doentes. "Esta colaboração terá a duração de dois anos e melhorará a qualidade de vida de milhares de pessoas num país que já vem sofrendo as consequências da violência desde 2013. Agradecemos à Fundação Ordesa por isso", comentou o P. Moral.

No Sudão do Sul, mais da metade dos 2.300 centros de saúde não estão funcionando e 44% da população vive a mais de cinco quilômetros de distância de um centro de saúde.

O ‘Dispensário Dom Bosco, de Gumbo, foi estabelecido em 2012 para suprir a necessidade de tratar das pessoas deslocadas internamente, especialmente das crianças, que sofrem de desnutrição. Com o apoio que agora recebem da Fundação Ordesa, os Salesianos poderão prestar assistência a mais de 87.500 mulheres, mais de 12.000 crianças com menos de 14 anos e quase 6.000 pessoas de outras faixas etárias.

Os salesianos atuam na capital do Sudão do Sul desde 2006 e, além do dispensário de Gumbo, administram uma escola primária e secundária, um centro de formação vocacional, um centro de capacitação para mulheres e um campo para pessoas deslocadas internamente, onde vivem mais de 10.000 pessoas.

Desde 2002, a Fundação Ordesa atua na promoção da melhoria das condições de vida, nutrição e saúde das crianças, especialmente bebês e crianças pequenas.

InfoANS

ANS - “Agência iNfo Salesiana” - é um periódico plurissemanal telemático, órgão de comunicação da Congregação Salesiana, inscrito no Registro da Imprensa do Tribunal de Roma, n. 153/2007. 

Este sítio utiliza ‘cookies’ também de terceiros, para melhorar a experiência do usuário e para fins estatísticos. Escorrendo esta página ou clicando em qualquer de seus elementos, aceita o uso dos ‘cookies’. Para saber mais ou negar o consentimento, clique na tecla "Mais informações".