O congresso foi realizado em cooperação pela Universidade Politécnica Salesiana (UPS), do Equador, pela Casa Salesiana de Educação Superior (Instituto Superior Juan XXIII e Universidade Salesiana de Buenos Aires) e as Inspetorias Salesianas da Argentina Norte, da Argentina Sul e do Equador, além da colaboração das editoras salesianas Abya Yala (Equador) e Ediciones Don Bosco (Argentina), com mais o Boletim Salesiano e a Associação de História Salesiana.
A cerimônia de abertura contou com a presença do Reitor da UPS, P. Juan Cardenas Tapia, do Reitor da Unisal, P. Guillermo Tanos, do Inspetor da Argentina Sul, P. Dario Perera, e do Coordenador do Comitê Organizador do Congresso, P. Francisco Chimento – todos SDBs.
Cerca de 70 as pessoas que participaram do evento, incluindo jovens e adultos. Metade era formada por Salesianos de Dom Bosco e Filhas de Maria Auxiliadora, a outra metade por Leigos/as envolvidos em Obras salesianas. Esta mesma proporção se manteve entre os palestrantes.
O congresso seguiu a metodologia do "ver, julgar e agir", articulada em torno dos verbos "agradecer, repensar, relançar" que acompanham a reflexão salesiana durante todo o ano do aniversário missionário.
O evento contou com notáveis palestrantes. A Dra. Emilce Cuda, da Pontifícia Comissão para a América Latina e da Pontifícia Academia de Ciências Sociais, abordou a missão na Igreja e a missão como um eixo transversal no papado de Francisco (começando pela Conferência Latino-Americana de Aparecida-SP - Brasil), oferecendo uma analogia com os primeiros passos dados por Leão XIV, um papa proveniente das Américas.
A partir de sua experiência missionária na África e de seus conhecimentos acadêmicos, o P. Heriberto Cabrero Reyes SDB, da Universidade Católica Silva Henríquez, do Chile, ajudou a delinear novas formas de projetar a missão salesiana na América; e os Dres. Fernando Garcés e José Enrique Juncosa exploraram a interculturalidade e a missão para relançar as iniciativas missionárias.
O P. Reginaldo Cordeiro SDB, Referente para a América no Setor para as Missões da Congregação Salesiana, teve uma participação especial no congresso.
Contribuíram outrossim: Ariel Fresia SDB; a Dra. Maria Andrea Nicoletti, ACSSA; a Dra. Cecilia Ortiz Batallas (UPS); o Prof. Germán Zúñiga, da Equipe Nacional de Pastoral Aborígene da Argentina (ENDEPA); as Filhas de Maria Auxiliadora: Silvia Dupont e Sofía Caballero; os Salesianos Honorio Caucamán, Néstor Zubeldia, Alejandro León, Lucas Mautino, Agustín Camiletti, Domingo Bottasso e Diego Clavijo.
"A missão nos entrelaça em saída". Declaração final do Congresso Missionário Salesiano Americano
No último dia, após o trabalho em pequenos grupos dos dias anteriores, foi divulgada a declaração "A missão nos une em saída", que afirma: "Sentimos forte que sair em missão hoje não significa reciclar moldes antigos, mas dar vida ao coração (‘corazonar’), discerni-lo no encontro, inculturar a Fé e habitar os espaços com respeito, ousadia e ternura (...). (...) Somos mobilizados pela pessoa de Jesus, seu envio e seus gestos, que tocam a carne ferida do mundo como um bom samaritano".
Sobre aonde ir em missão hoje, a declaração sugere: "Aonde o Evangelho dá vida e precisa de renascimento. Os pátios da missão são as margens: o mundo da juventude, os povos originários, as novas vulnerabilidades geradas pela globalização, o mundo digital, a ecologia, os vícios, o afetivo-sexual, a saúde emocional, a justiça social".
"Sonhamos por uma Família Salesiana que não tenha medo de sair, que se deixe desafiar, que seja formada e transformada, que caminhe com os outros, tecendo juntos uma história de salvação. Nestes 150 anos de presença salesiana na América, desejamos – diz ainda a declaração – que cada ação nossa - cada encontro e cada decisão tomada em comunidade - seja um elemento de uma história que continue a pulsar".
Uma história que entrelaça caminhos e corações: assinatura do acordo entre a UPS e a Casa Salesiana de Educação Superior
O Congresso Missionário Salesiano Americano «Entrelaçando Caminhos» - inicialmente destinado à Delegação Inspetorial para a Missão e à Casa Salesiana de Educação Superior (Instituto Superior Juan XIII e UNISAL) - , atraiu rapidamente a participação de outros participantes, que puderam experimentar o espírito de união e cooperação entre mentes e corações, crucial para a missão. Dessa forma, a UPS do Equador foi logo incorporada às Instituições parceiras.
No terceiro dia do Congresso Missionário Salesiano Americano, fruto da coparticipação entre a UPS e a Casa Salesiana de Educação Superior, os Diretores das duas Entidades assinaram um acordo que não só reforça a aliança missionária e acadêmica entre as duas instituições mas também abre novas oportunidades de cooperação, intercâmbio e capacitação, para Professores e Alunos.
Title
Title
Title
Title
Title
Title
Title
Title
Title
Title
Title
Title
Title
Title
Title
Title
Title
Title
https://www.infoans.org/pt/?id=24417&option=com_k2&view=item#sigProId997883baf4
