RMG – Assembleia Geral da Confederação Mundial dos Ex-Alunos de Dom Bosco

29 novembro 2021

(ANS - Roma) - No último fim de semana, de 26 a 28 de novembro, foi realizado, em modalidade digital, o encontro mais importante da Confederação Mundial dos Ex-Alunos de Dom Bosco, a Assembleia Geral, que ocorre cada seis anos. Na ocasião, também foi renovada a Presidência Mundial, que a partir de ontem foi confiada à condução de Bryan Magro, Ex-Aluno maltês, que atualmente atuava como Tesoureiro da Confederação.

A Assembleia Geral é um momento dedicado à reflexão comum, partilha das respectivas realidades, atualização e trabalho para o futuro e, nestas circunstâncias, mais de 150 Delegados se inscreveram para participar dos trabalhos.

As atividades ocorreram em três sessões vespertinas de mais de três horas cada uma. O primeiro dia, sexta-feira, 26 de novembro, foi aberto com uma oração, animada por jovens das Filipinas, Ilhas Salomão, Hong Kong, Japão e Indonésia. Em seguida, foram transmitidas duas mensagens previamente gravadas: - uma do P. Joan Lluis Playà, Delegado Central do Reitor-Mor para o Secretariado da Família Salesiana; - e outra do Sr. Dominic Nam SDB, Delegado Mundial para os Ex-Alunos. Por fim, foi muito bem recebida a breve e viva mensagem do X Sucessor de Dom Bosco, P. Ángel Fernández Artime, diretamente de Valdocco, que, à margem do trabalho com os Inspetores salesianos da Europa, ofereceu algumas indicações aos participantes da Assembleia.

Depois de agradecer ao Presidente cessante da Confederação, Michal Hort, e aos seus Colaboradores, ele cumprimentou os Ex-Alunos, repetindo-lhes a mensagem que Dom Bosco transmitia a todos os jovens que saíam do Oratório em direção ao próprio futuro: “Lembrem-se de que aqui em Valdocco vocês sempre terão um amigo e um pai". Ele também demonstrou ter consciência do poder, da força e da energia dos EEDB no mundo. E, por isso, os estimulou: “Vocês precisam ser uma força viva na sociedade!”.

O Reitor-Mor recordou outrossim que a mensagem de Dom Bosco, aquela que afirmava que todo Ex-Aluno é chamado a ser um cidadão honesto e bom crente, mantém toda a sua atualidade. E, por fim, encorajou os Delegados a manterem sempre as mãos estendidas para acolher e ajudar os mais pobres e necessitados.

A segunda parte do primeiro dia foi dedicada à apresentação dos relatórios das quatro regiões que fazem parte da Confederação: América - África-Ásia-Oceânia – Europa e alguns relatórios das Federações nacionais (Malta, Itália, Haiti). Graças a estas relações foi possível admirar a riqueza da formação e da comunhão no Continente americano, bem como a solidariedade dinâmica com os pobres, especialmente durante a pandemia, das federações asiáticas, ou os diversos projetos realizados com o apoio da União Europeia e as iniciativas direcionadas aos jovens em Malta...

Enquanto Federação mais antiga, a italiana informou sobre seus mais de 6.000 grupos de membros em 135 centros locais e 13 federações provinciais; o Haiti, uma das federações mais jovens, divulgou o início da Federação com mais de 10 Centros locais.

O dia central do evento, sábado, 27 de novembro, foi dedicado à escuta dos relatórios do Presidente, do Tesoureiro e do Secretário-Geral, bem como à apresentação das propostas de alteração dos Estatutos e à preparação para a votação do dia seguinte.

Por fim, no domingo, 28, após a Eucaristia, foram realizadas as eleições, ao final das quais o Reitor-Mor anunciou que o novo Presidente e XI Sucessor de Carlo Gastini é Bryan Magro.

Os novos órgãos de governo da Confederação, portanto, passam a ter a seguinte composição:

Presidente: Bryan Magro, 53, de Malta

Secretário Geral: Peter Kováč, 33, da Eslováquia

Tesoureiro: Celso Nogueira, 45, de Portugal

Conselheiros Regionais:

Europa (Adultos): Valerio Martorana, 46, da Itália

Europa (Jovens Ex-Alunos - JEX): Alessandro Pensabene, 28, da Itália

Ásia-Oceânia (Adultos): Ketan Gala, 53, da Índia

Ásia-Oceânia (JEX): Niel Evangelista, 28, das Filipinas

América (Adultos): Eduardo Pessoa, 44, do Brasil

América (JEX): Carlos Marquina, 28, do Equador

África (Adultos): Balthazar Maniratunga, 45, do Burundi.

ARTIGOS CORRELATOS